segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Com o passar das décadas o mundo conheceu suas musas. Elas eram mulheres que ostentavam curvas e padrões de beleza invejados por todo o público feminino, além de estarem presentes no imaginário dos homens. Mas, o que foi bonito ontem pode não ser considerado bonito hoje. 

Quem é que não conhece os desenhos que mostram mulheres sensuais exercendo simples atividades domésticas? As pin-ups, modelos que começaram a ser produzidas em grande escala na década de 40, exercem um forte atrativo na cultura pop até hoje. A atriz americana Betty Grable, considerada o padrão de beleza dos anos 40, inspirou inúmeras pin-ups.
Na década de 50, Marilyn Monroe marcou época com suas coxas generosas e seios fartos. Tinha 1,67 m de altura, 94 cm de busto, 61 cm de cintura e 89 cm de quadril. Com essas medidas, seria impossível Marilyn se tornar uma modelo hoje em dia. Mas na época foi mais do que um padrão de beleza: foi um símbolo sexual. 
Dez anos depois, o ideal de beleza inverteu-se completamente. Em meados dos anos 60, a londrina Twiggy levou por água abaixo toda a beleza da fartura. Com 1,57 de altura e 42 kg, cabelos claros e curtinhos, ela virou febre entre as adolescentes. 
Foi na década de 80 que a preocupação com o corpo e a saúde fez com que as academias começassem a ficar lotadas. Um modelo a ser seguido era Madonna, ícone da música pop no momento. Seu corpo não era feminino naturalmente, mas sim moldado com sessões de aeróbica, musculação e dietas.
O final dos anos 90 foi o momento de Kate Moss reformular o conceito de símbolo sexual. Andrógina, deixou muitos marmanjos confusos com sua beleza indefinida. 
Não há dúvidas de que o padrão de beleza atual é Gisele Bündchen, com seu 1,80 m de altura e 52 kg. Gisele foi considerada a garota mais linda do mundo pela revista “Rolling Stone”. 
Como consequência, uma ânsia pela busca do corpo perfeito tem levado muitas mulheres a tomar atitudes de autodestruição. Além das cirurgias plásticas realizadas sem qualquer motivo óbvio, meninas estão desenvolvendo cada vez mais cedo doenças como anorexia e bulimia. Para não ir tão ao extremo, existe o grupo de mulheres que parte para as mais variadas dietas e exercícios físicos. Academias e personal trainers nunca foram tão procurados. 

Se correr atrás de medidas é uma tarefa difícil e arriscada, o melhor a fazer é procurar a beleza particular que existe em cada uma de nós. A beleza está ligada a auto-aceitação. Portanto, valorize seus pontos fortes, melhore o que é possível melhorar dentro das suas condições físicas, psicológicas e materiais. Afinal, a beleza quem faz somos nós.


Por: Tayná Rosick

Tagged: , , ,

3 comentários:

  1. Fora que em outros períodos as mais gordinhas que eram o grande referencial de beleza né?! Muito interessante ver essa mudança na sociedade, eu estou mais para Twiggy hehe

    beijinhos,
    Blog Sonhos de Menina
    Canal Sonhos de Menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Natália! Durante a Renascença, por exemplo, as gordinhas abalaram as estruturas com suas fartas curvas. Continue acompanhando nossas novidades!

      Excluir
  2. Amei o blog *-* Otimo conteúdo <3 Parabéns .. Já estou seguindo :p
    Da uma passadinha lá no meu falo sobre maquiagem
    http://isakarasiak.blogspot.com.br/
    beijuuuuuuuuuuuuus e sucesso!

    ResponderExcluir