quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Não estar em um relacionamento não quer dizer que você seja solitária e infeliz

Muitas pessoas não entendem que alguém opte por estar solteiro e até duvidam que seja uma escolha, principalmente quando se trata do sexo feminino. Mas, as razões que levam uma mulher a não querer estar em um relacionamento vão bem além de um suposto fracasso na busca pela cara-metade.

A falta de preparo emocional para viver com alguém, um relacionamento de longa data que não acabou muito bem ou prioridades maiores na vida são alguns dos motivos que fazem uma mulher optar em ficar solteira. "Há muitas mulheres que vivem solteiras muito bem aos seus 35, 40 anos. Elas têm namoros, mas não se veem casando. E não há problema algum nisso” como explica a psicóloga Marcella Almeida, em entrevista ao site UOL.

Além das “solteiras por opção” existe outra classe ocupada pelas desimpedidas: as “profissionais solteiras”. Casar cedo ou ter filhos pode, sim, inviabilizar alguns projetos como morar fora do país ou interromper o trabalho durante a gravidez. Se a prioridade for a carreira, nada mais normal do que deixar um relacionamento sério para quando estiver bem estabelecida.
 
Aproveitar o início da vida adulta para viajar e realizar seus sonhos de consumo ou atingir um padrão de vida mais alto. Este tipo de solteira coloca a vida pessoal em primeiro lugar reservando a melhor fase da vida para dedicar-se somente e unicamente a si. “Isso não é imaturo. Pelo contrário, é muito consistente com uma sociedade consumista. Depois de comprar todos seus brinquedos, talvez haja espaço para outra pessoa”, afirma Marcella ao longo da entrevista.

Mas, nem sempre estar solteira é uma opção. Como é o caso da mulher que acredita em par perfeito mantendo a imagem idealizada de um relacionamento amoroso e aquela que está solteira por ser isolada e ter dificuldades em estabelecer intimidade. “Ela pode ficar com outras 1.500 pessoas na balada, mas não se abre para se envolver. Não é que seja solitária. Dificilmente está só. Mas não se permite trocar. Às vezes, até quer. Pode estar louca por um abraço, mas quando recebe, endurece”, ressalta a psicóloga para o site UOL.
Existem diversos tipos de solteiras, será que você se encaixa em algumas delas?

Por: Tayná Rosick

Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário