Com o passar das décadas o mundo conheceu suas musas. Elas eram mulheres que ostentavam curvas e padrões de beleza invejados por todo o público feminino, além de estarem presentes no imaginário dos homens. Mas, o que foi bonito ontem pode não ser considerado bonito hoje.
Quem é que não conhece os desenhos que mostram mulheres sensuais exercendo simples atividades domésticas? As pin-ups, modelos que começaram a ser produzidas em grande escala na década de 40, exercem um forte atrativo na cultura pop até hoje. A atriz americana Betty Grable, considerada o padrão de beleza dos anos 40, inspirou inúmeras pin-ups.
Na década de 50, Marilyn Monroe marcou época com suas coxas generosas e seios fartos. Tinha 1,67 m de altura, 94 cm de busto, 61 cm de cintura e 89 cm de quadril. Com essas medidas, seria impossível Marilyn se tornar uma modelo hoje em dia. Mas na época foi mais do que um padrão de beleza: foi um símbolo sexual.
Dez anos depois, o ideal de beleza inverteu-se completamente. Em meados dos anos 60, a londrina Twiggy levou por água abaixo toda a beleza da fartura. Com 1,57 de altura e 42 kg, cabelos claros e curtinhos, ela virou febre entre as adolescentes.
Foi na década de 80 que a preocupação com o corpo e a saúde fez com que as academias começassem a ficar lotadas. Um modelo a ser seguido era Madonna, ícone da música pop no momento. Seu corpo não era feminino naturalmente, mas sim moldado com sessões de aeróbica, musculação e dietas.
O final dos anos 90 foi o momento de Kate Moss reformular o conceito de símbolo sexual. Andrógina, deixou muitos marmanjos confusos com sua beleza indefinida.
Não há dúvidas de que o padrão de beleza atual é Gisele Bündchen, com seu 1,80 m de altura e 52 kg. Gisele foi considerada a garota mais linda do mundo pela revista “Rolling Stone”.
Como consequência, uma ânsia pela busca do corpo perfeito tem levado muitas mulheres a tomar atitudes de autodestruição. Além das cirurgias plásticas realizadas sem qualquer motivo óbvio, meninas estão desenvolvendo cada vez mais cedo doenças como anorexia e bulimia. Para não ir tão ao extremo, existe o grupo de mulheres que parte para as mais variadas dietas e exercícios físicos. Academias e personal trainers nunca foram tão procurados.
Se correr atrás de medidas é uma tarefa difícil e arriscada, o melhor a fazer é procurar a beleza particular que existe em cada uma de nós. A beleza está ligada a auto-aceitação. Portanto, valorize seus pontos fortes, melhore o que é possível melhorar dentro das suas condições físicas, psicológicas e materiais. Afinal, a beleza quem faz somos nós.
Por: Tayná Rosick
Fora que em outros períodos as mais gordinhas que eram o grande referencial de beleza né?! Muito interessante ver essa mudança na sociedade, eu estou mais para Twiggy hehe
ResponderExcluirbeijinhos,
Blog Sonhos de Menina
Canal Sonhos de Menina
Exatamente, Natália! Durante a Renascença, por exemplo, as gordinhas abalaram as estruturas com suas fartas curvas. Continue acompanhando nossas novidades!
ExcluirAmei o blog *-* Otimo conteúdo <3 Parabéns .. Já estou seguindo :p
ResponderExcluirDa uma passadinha lá no meu falo sobre maquiagem
http://isakarasiak.blogspot.com.br/
beijuuuuuuuuuuuuus e sucesso!