Quando os sintomas psicológicos chegam ao extremo é necessário tratamento com profissionais de saúde |
Sabe aquele dia que você olha para uma mulher e já imagina que ela está na TPM, mesmo sem saber ao certo o que é esse fenômeno que acaba com a alegria feminina?
A TPM, em muitos casos, chega a atrapalhar a vida pessoal e profissional de mulheres, sendo que essa é uma alteração hormonal que antecede a menstruação. Os sintomas mais comuns nesse período são diversos: oscilação de humor, irritabilidade, angustia, falta de concentração e insônia. “Pode ser considerado normal até o momento em que essas oscilações começam a atrapalhar demais, ou seja: apresentar dificuldade para trabalhar e de se relacionar com outras pessoas”, explica a psicóloga Carolina Campos.
Segundo informações da profissional, durante o ciclo menstrual a mulher passa por mudanças hormonais que podem causar além de sintomas físicos, sintomas psicológicos. “Por estarem mais sensíveis nesse período, os sintomas psicológicos acabam aparecendo com mais facilidade do que em outros períodos do mês”, alerta.
Existem maneiras mais leves para encarar o "Temperamento Pré Menstrual", mas para isso a mulher precisa ter um autoconhecimento. “Quando os sintomas psicológicos chegam ao extremo é necessário o tratamento com profissionais de saúde, um médico para avaliar a dosagem de hormônio e um psicólogo para um trabalho psicoterapêutico de auto-conhecimento e enfrentamento dos problemas, além de outras alternativas”, incentiva a profissional.
Resumindo:
Para um período pré menstrual menos doloroso a mulher precisa saber o que provoca a cólica e a vontade de chorar, por exemplo. Qual método alternativo é mais eficiente, e principalmente, ela não pode utilizar esse período para extravasar tudo aquilo que ficou guardado no resto do mês: “já que estou na TPM vou brigar com o namorado por um fato que aconteceu em outro momento”, ou “discutir com o chefe ou com uma pessoa da família e colocar a TPM como desculpa”.
Por: Daniela Goulart
TPM é meio inevitável né? Mas acredite ou não, tenho amigas que não tem haha sortudas né?
ResponderExcluirhttp://www.algumasprimaveras.com.br/
Acho que eu tenho todo dia kkkkkk brincadeira!
ResponderExcluirxx
http://isabellalessa.com/