A adolescente Vanessa Braga, de 14 anos, foi uma das centenas de meninas que se inscreveram no concurso Garota Verão, promovido pela RBS TV. Vanessa concorreu como uma das candidatas a representar a cidade de Canguçu, município do sul de Santa Catarina, na grande final do concurso. Com os longos fios de cabelo presos em um rabo de cavalo, a adolescente desfilou toda a sua beleza juvenil segurando uma placa com o número 11, sucedendo as candidatas anteriores que já haviam se apresentado aos juízes. Vanessa não foi à escolhida como a Garota Verão Canguçu, mas sua foto não para de circular pelo WhatsApp e nas redes sociais. O motivo? Vanessa era gordinha e usou biquíni.
Dizer que a atitude de Vanessa foi “quebra de paradigma” e “corajosa” são formas burras de enxergar a situação. Talvez amor próprio seja a resposta. Talvez Vanessa só desejava participar e ser escolhida como a Garota Verão de Canguçu. Por que não? O que Vanessa tem de tão diferenciado que a proíbe de participar de concursos de beleza e quem sabe até ganhar? Não é preciso ser revolucionária ou ousada para desfilar a beleza do gostar de si. Vanessa não é diferente de nenhuma das demais candidatas a Garota Verão e, como muitas outras, não se sente diferente apenas por fugir dos padrões impostos pela sociedade. O pudor, o estranhamento e o preconceito vieram de quem, infelizmente, acredita que Vanessa tem algum motivo para esconder o próprio corpo.
O biquíni? Esse deve ser usado por toda e qualquer mulher. Seja como for, não esconda o seu melhor e não deixe de aproveitar a estação. Coloque o seu amor próprio a mostra. Compre o conjunto mais bonito que encontrar e desfile nas areias da praia a sua beleza natural. Você não estará sozinha, eu garanto. As pessoas que te amam irão te apoiar, não importa o que você esteja vestindo. Curta o sol, a praia e o mar. Aproveite a piscina, pegue um bronze e fique mais linda do que você já é. Mostre para todos que o verão também é das gordinhas.
Por: Tayná Rosick